terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Quem ou o que é o Anticristo?

Bom...

Esse post de volta, será um pouco polêmico, mas não é de má-fé. A intenção é entender mesmo. É uma dúvida que me surgiu ontem enquanto via a TNT exibir sua sessão de filmes sobre o Anticristo, em que passaram Constantine e O Fim dos Dias. Minha dúvida não se baseou no contexto destes filmes e sim na análise morfológica da palavra Anticristo e na sua descrição na Bíblia e em algumas doutrinas Cristãs.




Vamos por partes.

Primeiro a análise da palavra:

O prefixo anti, quer dizer “contrário a”, “que se opõe a”, ou seja, o Anticristo é o oposto de Cristo.

Em alguns lugares você encontra a definição de que o Anticristo é o filho do Diabo, mas Lúcifer é um dos Anjos da Criação, um Querubim do mais alto escalão, pra ser mais específico. Sendo ele um anjo, logo, seu filho não pode ser o Anticristo, pois Cristo não é filho de outro anjo.

Na análise linguística essa teoria já cai.

Análise das teorias:

Algumas doutrinas dizem que o próprio Lúcifer é o Anticristo, essa teoria é menos difundida, mas seria mais aceitável, pois poderíamos considerar que Lúcifer é o filho de Deus que trás a Destruição e Jesus Cristo é o filho da Salvação, assim o prefixo Anti, seria cabível.

A própria Bíblia é meio confusa sobre o assunto. O Anticristo aparece em algumas passagens, não literalmente, mas descrito através de metáforas ou formas simbólicas. Em João 2:22 eles usam o nome Anticristo, mas em outras passagens aparece somente alguém que prega a existência de outro Jesus, como em Coríntios 11:4, ou o filho da perdição que trará a destruição antes do segundo aparecimento de Cristo (Tessalonicenses 2:3-4).

Enfim, voltando à análise. Se levarmos em consideração ainda a Santíssima Trindade, a coisa fica muito pior. Se considerarmos que Deus, Jesus e o Espírito Santo são o mesmo (O Pai, o Filho e o Espírito Santo), fica mais difícil de haver um Anticristo, visto que para isso seria necessário que ele primeiro fosse um Anti-Deus. Mas outro Deus não caberia em uma religião monoteísta, como o Cristianismo.

A não ser que estejam comparando o poder do Diabo a um poder divino, visto que ele era um anjo superior, em poder, aos outros anjos.

Já li diversas definições de Anticristo, sei o que ele representa dentro das religiões que acreditam na sua possível existência. Em algumas, isso até que é claro. Só não é claro quem ou o que é o Anticristo exatamente, quem é seu Criador e como ele surgirá.

Algum estudante de teologia pode me ajudar com esse dilema?

Esse post não tem a intenção de ser polêmico e nem de trollar ninguém. Antes de se ofender e consequentemente me ofender, aprenda a interpretar texto. Qualquer xingamento sem razão será apenas ignorado.

À medida que forem acrescentadas informações relevantes eu atualizo o post. Eu mesmo continuarei pesquisando.

Possíveis perguntas (principalmente dos paraquedistas):

“Qual a sua religião?” Pergunta completamente irrelevante para o assunto.

“Você leu a Bíblia?” Sim. Inteira! Algumas partes mais de uma vez.

“Você estuda teologia?” Não.

“Por quê você quer saber isso?” Gosto de aprender sempre.

As outras perguntas serão derivações dessa em que cabem as mesmas respostas.

Obrigado a quem entender o texto e vier contribuir.

O Retorno!

Olá, tudo bem?

Gostaria de primeiramente pedir desculpas por ter ficado tanto tempo sem escrever.

Nesse tempo, aconteceram muitas coisas. Algumas boas, outras nem tanto, mas que me impediram de escrever aqui.

Primeiro de tudo, meu computador se auto-destruiu em Setembro, me fazendo perder todos os posts que havia programado e todo o meu portfolio, o que me fez desencanar um pouco de internet por algum tempo.
Superado isso, acabei saindo do meu emprego por conta de um fornecedor caloteiro que acabou com nosso dinheiro em caixa e que seria meu salário até o final do ano.
Sair do emprego acabou sendo ótimo para mim [não precisam chorar... hahahahaha], pois eu estava em fase de finalização do meu TGI (TCC em algumas faculdades).

Deu tudo muito certo e eu acabei ficando com 9,4 no projeto, que não foi suficiente para ir para a biblioteca. Só que para um TGI sobre Red Bull ir para a biblioteca em uma Universdade Presbiteriana, seria algo meio difícil mesmo.

O desfecho deste ano acabou me deixando mais animado e me deu vontade de voltar a compartilhar minhas idéias com vocês, portanto, preparem-se que estou de volta.

Obrigado a quem ainda vem aqui na esperança de ler algo novo.

Espero que todos gostem dessa nova fase!

Boa leitura!