terça-feira, 28 de julho de 2009

Ode ao humor

As discussões das tardes no Twitter são por vezes engraçadas, pois sempre nascem da tentativa de alguém que quer “aparecer” por conta de um assunto polêmico. Mas dessa vez a polêmica foi tão anos 90, que eu quase fui dormir.

O @DaniloGentili fez uma piada, comparando um jogador de futebol ao King Kong: “Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol?”

Isso gerou muitas respostas contrárias e revoltadas, assim como toda piada sobre qualquer minoria gera. O Danilo até fez uma postagem com o título Um Post Racista, para tentar satirizar isso, mas não vou entrar no mérito da questão, pois minha intenção não é participar dessa discussão sem sentido.

Por mim, a resposta do @lapena, que pode dar tanto a visão do negro, quanto do humorísta é o suficiente para matar este assunto. (Se você não viu, pode acompanhar aqui)

Mas esse monte de besteira e discussões inúteis, com gente reclamando das piadas com minorias, gente falando que só se pode fazer piada do grupo ao qual você pertence e gente incitando “ódio ao humor”, me inspiraram a escrever uma Ode ao Humor:

Ode ao humor

O humor não foi feito para quem é do mal
E é sempre admirado por quem o tem bom.
Não posso fazer piada de gay,
Mas se eu fizer de preto eu ganho respeito.
Michael Jackson faria de que?

O humor é esperto, é rápido.
Não importa se a piada é boa,
Não importa se o contexto é ruim
Quem tem bom-humor é inteligente
Ri quando ...


Pára, pára, pára... (Como diria um apresentador por aí)


Você achou mesmo que eu escreveria uma Ode em pleno século XXI, após ter reclamado de uma discussão com cara de velha?

O humor foi feito para as pessoas, que tem o “dom” do bom-humor, que conseguem ver as coisas pelo lado engraçado, divertido, os que conseguem ver o lado engraçado das suas diferenças e das dos outros também.
O humor não foi feito para gente mesquinha, ranzinza, que vê o mal em tudo e é sempre vista de mau-humor, nem pra gente que reclama da própria sombra.


Se alguém for me processar um dia, será por preconceito com os sem-humor.
Ô gente chata! Vá para baixo da terra ou para o fundo do mar viver longe de nós.


Para fechar com chave-de-ouro, nada melhor que...

Uma piada de preto, é claro!


Por que preto só come chocolate branco no cinema?
R: Pra ele não morder o dedo.

Ok, essa foi bobinha, mas do jeito que andam as coisas, se eu solto qualquer uma das outras que eu pensei, vão falar que eu não sou tão preto assim e vão querer me processar. O.o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreve aí. Vale tudo. Só não vale...